Tipos de sermões

Image source - Pexels.com

Atualmente três tipos de sermões são os mais utilizados pelos pregadores em suas exposições, cada um deles possui suas qualidades e recomendações. Além disto, cada pregador tem a sua preferência por um tipo de sermão.

Neste artigo listamos a análise e o exemplo dos três tipos de sermões mais utilizados: Tópico ou Temático, Textual e Expositivo.

Se você está ingressando no ministério da pregação da Palavra de Deus, estes artigos serão de grande auxilio para que você possa identificar estes tipos de sermões, suas qualidades, e qual se adequará melhor a seu estilo.

Lembrando que não existe um tipo certo de pregar, a pregação certa é a pregação bíblica, que tem a Bíblia como fonte, a Bíblia como interpretação, a Bíblia como aplicação e a exaltação de Jesus Cristo como o centro da mensagem.

O Sermão Tópico

O Sermão Textual

O Sermão Expositivo

Outros modelos de apresentações, mas que não são sermões, ou seja, não possuem uma estrutura homilética:

A Homilia

A Lição Bíblica

ARTIGOS RELACIONADOS

Você também pode se interessar por

Centralidade de Cristo na pregação

A centralidade de Cristo na pregação

O pregador cristão, quer esteja pregando a partir do AT, quer do NT, deve apresentar Cristo como o referencial Um foco crítico para várias dessas

#002 – Modelo e Estrutura para pregação

Este é um modelo, uma estrutura para apresentação de sermão. Você pode utilizar esta estrutura como exemplo para desenvolver o seu próprio modelo. É claro