//O que é uma lição bíblica?

O que é uma lição bíblica?

Estreitamente relacionada com a “Homilia” temos a “Lição Bíblica”, assim chamada, que normalmente inclui a participação do auditório e igualmente não tem estrutura homilética. A lição da Escritura pode consistir de uma única passagem extensa, ou de versículos isolados e reunidos em tomo de um tópico escolhido. F. D. Whitesell, em The Art of Bíblical Preaching, discute as “Lições Bíblicas” como um possível processo para principiantes ou para certos tipos de grupos de estudo bíblico.

O processo normal é preparar uma lista de referências bíblicas escolhidas, arrumadas nalguma ordem progressiva, sobre algum tema como “O Poder da Oração”; e então “falar sobre o tema, indo de uma passagem a outra, fazendo comentários, dando explicações e ilustrações”.

Andrew W. Blackwood, em Preaching from the Bible, dedica um capítulo a “A Lição Bíblica” como um método para os cultos de meio de semana. Grande parte da leitura da Bíblia é feita em conjunto, e o dirigente visa a levar o grupo a uma ativa participação na discussão.

Merrill F. Unger, em Principies of Expository Preaching, associa o método da “Lição Bíblica” exclusivamente com os estudos tópicos. “O método da Lição Bíblica crava a atenção no tópico propriamente dito”.

Nas igrejas em que o método da “Lição Bíblica” é virtualmente desconhecido, o uso deste método em raras ocasiões pode ser muito eficiente.

Um pastor demonstrou isto em seu esforço para recrutar membros para a prática do dízimo. Em dada manhã dominical, os seus diáconos distribuíram a todos os presentes um exemplar do Novo Testamento em que as passagens que sustentam a obrigação cristã de contribuir tinham sido marcadas. Daí o pastor, ao invés de pregar um sermão como sempre, dirigiu a congregação através das passagens bíblicas marcadas, com comentários e aplicações. A novidade do método atraiu as pessoas, e o resultado foi espantosamente bom.