As melhores bíblias de estudo para pregadores

Image source - Pexels.com

A Bíblia como nós a conhecemos é por si só, tudo o que precisamos para comunicar a Palavra de Deus de maneira eficiente. Um sólido estudo de suas passagens, do contexto da passagem e do livro em questão, nos fornecem toda a base necessária para a pregação bíblica.
No entanto, não podemos fechar os olhos ao grande material de qualidade que existe para o estudo profundo da Palavra de Deus.
Levando em consideração esta questão de suma importância, afirmamos com toda segurança que todo pregador deveria ter de 3 a 5 bíblias de estudo para aprofundar o seu conhecimento no texto bíblico.
As bíblias de estudo possuem ricas informações que nos auxiliam na exegese, no entendimento do contexto histórico e cultural e também na homilética.
Por isso, selecionamos algumas Bíblias de Estudo que recomendamos aos pregadores:

Bíblia de Estudo Palavras-Chave

Ela oferece as mais variadas ferramentas exegéticas, léxicas e gramaticais a fim de que o leitor possa interpretar corretamente o texto bíblico, identificando as palavras-chave da língua original e apresenta de forma clara e precisa explanações sobre seus significados e uso.
Itens em Destaque

  • Versão ACF;
  • Introdução a cada Livro (Autor, Data e Contexto Historico)
  • Concordância maior do que as demais Bíblias;
  • Números de Strong (Hebraico e Grego);
  • Notas de Rodapé;
  • Referências Cruzadas;
  • Versículos iniciam sempre alinhados a esquerda em uma nova linha.

Recomendação
Utilizo esta Bíblia para ter o conhecimento mais próximo do texto Biblico original, a própria versão do texto utiliza palavras com o sentido mais próximo do intento do autor. Além de é claro, poder consultar a referencia de Strong, tanto para Hebraico quanto para Grego ampliando assim nosso entendimento a respeito do significado de um termo (palavra-chave) especifico.
Indicação
Estudo e interpretação do texto bíblico.
Mais detalhes desta Bíblia

Bíblia de Estudo Arqueológica

Com suas mais de 8 mil notas e 500 fotografias coloridas, a Bíblia de Estudo Arqueológica não apenas contém o texto completo da Bíblia, mas também permite que você entre de olhos abertos no mundo bíblico e entenda o significado, a relevância e a profundidade histórica, cultural e arqueológica das Escrituras. Página após página, os recursos desta Bíblia de estudo única apresenta a você, com clareza sem precedentes, inúmeras descobertas arqueológicas.
Itens em Destaque
– Versão NVI
– Palavras de Cristo em vermelho
– Mais de 8 mil notas de rodapé que esclarecem tópicos históricos, arqueológicos e culturais.
– Mais de 500 artigos divididos em cinco categorias
– Cerca de 500 fotografias coloridas
– Introduções detalhadas a cada livro, incluindo cronologias e esboços úteis e fáceis de visualizar.
– Tabelas detalhadas sobre os tópicos mais importantes.
– Concordância e referências cruzadas, índices de assuntos e de tópicos e mapas coloridos.
Recomendação
Esta Bíblia fornece ricas informações a respeito do contexto histórico e cultural do relato bíblico, situações que em nosso contexto parecem estranhas ou contraditórias são esclarecidas através do entendimento correto do contexto que a cerca. Descobertas arqueológicas, informações geográficas, fatos históricos seculares são relatados nesta Bíblia apoiando a explicação do texto sagrado.
Indicação
Estudo do contexto histórico, cultural e também da geografia dos relatos bíblicos.
Mais detalhes desta Bíblia

Bíblia de Estudo MacArthur

Com texto bíblico na tradução Almeida Revista e Atualizada (RA), a obra traz, entre outros recursos, mais de 21 mil notas de estudo explicativas do famoso autor e pastor americano John MacArthur, que esclarece aspectos exegéticos e históricos de praticamente todos os versículos da Bíblia.
Itens em destaque

  • Mais de 21 mil notas de estudo
  • Introdução à Bíblia e ao período intertestamentário
  • Referências bíblicas
  • 128 quadros e mapas
  • Artigos: Como surgiu a Bíblia, Como estudar a Bíblia, O caráter da verdadeira fé salvadora, Uma visão geral da Teologia
  • Índice das principais doutrinas bíblicas
  • Harmonia dos Evangelhos

Recomendação
Interpretar corretamente o texto bíblico, esta é a tarefa de todo pregador e as notas desta bíblia nos auxiliam muito nesta tarefa. John MacArthur é reconhecido como um dos maiores pregadores contemporâneos. E este reconhecimento tem um motivo: a sua aplicação na interpretação correta do texto Bíblico (Exegese e Hermenêutica).
Indicação
Interpretação do texto bíblico.
Mais detalhes desta Bíblia

Bíblia de Estudo da Reforma

Todos os livros da Bíblia trazem uma introdução sobre o pensamento de Martinho Lutero, bem como um amplo esboço com detalhes históricos e artigos. Cada livro bíblico é precedido por uma ampla introdução, que traz informações sobre o livro (autor, data, propósito) e outros elementos importantes (lugares, personagens, temas de lei e de evangelho).
Itens em Destaque

  • Mais de 40 mil notas de rodapé: Explicam termos ou frases específicos (em itálico) ou fornecem informações variadas sobre a Bíblia, como História, Geografia, cultura, características literárias e Teologia.
  • 2 mil notas de aplicação de lei e evangelho: Resumem as seções do texto bíblico, aplicando para o leitor tanto lei como evangelho e fornecendo um motivo para que a pessoa ore, pedindo ou agradecendo.
  • Referências cruzadas
  • Guia de Referência, que facilita a localização do tema e texto de interesse.
  • Cerca de 120 quadros, mapas e diagramas.
  • Mais de 220 artigos e introduções aos livros e tópicos bíblicos.
  • Citações dos Pais da Igreja.
  • Ícones com ênfases teológicas: Três ícones diferentes apontam para passagens importantes na Teologia: Trindade, Palavra e Sacramentos e Missão.‎

Recomendação
Em nosso estudo muitas vezes (para não dizer sempre) precisamos de uma confirmação teológica de nossa interpretação a respeito de uma passagem, e em muitos casos os ensinamentos dos principais teólogos da história nos ajudarão nesta confirmação, neste aprofundamento teológico. E não só isso, os teólogos reformadores sempre mantém o foco na graça salvadora de Jesus Cristo, que é fundamental para a pregação nos dias de hoje.
Indicação
Aprofundamento teológico e pregação cristocentrica.
Mais detalhes desta Bíblia

Bíblia de Jerusalém

A Bíblia de Jerusalém é considerada por teólogos e biblistas a melhor edição da Sagrada Escritura para o aprofundamento bíblico. Revista e ampliada, incorpora as mais recentes contribuições das ciências bíblicas, em tradução direta dos idiomas originais, com valiosas citações à margem do texto bíblico, bem como introduções, notas de rodapé e mapas.
Itens em Destaque

  • Uma das melhores traduções do texto bíblico
  • Notas de rodapé
  • Livros deuterocanônicos

Recomendação
Utilizo a BJ para comparação entre os textos das Sagradas Escrituras. Por se tratar de uma tradução de alta qualidade o uso de algumas palavras em algumas passagens nos dão clareza maior de sua interpretação. A Bíblia também contem os livros deuterocanônicos que podem auxiliar na compreensão histórica do Antigo Testamento.
Indicação
Comparação textual
Mais detalhes desta Bíblia
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Você também pode se interessar por

Centralidade de Cristo na pregação

A centralidade de Cristo na pregação

O pregador cristão, quer esteja pregando a partir do AT, quer do NT, deve apresentar Cristo como o referencial Um foco crítico para várias dessas

#002 – Modelo e Estrutura para pregação

Este é um modelo, uma estrutura para apresentação de sermão. Você pode utilizar esta estrutura como exemplo para desenvolver o seu próprio modelo. É claro