35 perguntas para estudo exegético

35 perguntas que precisam ser feitas para o texto bíblico, afim de que possamos interpretá-lo com maior fidelidade.


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No livro As quatro páginas do sermão, o autor propõe 35 perguntas que precisam ser feitas para o texto bíblico, afim de que possamos interpretá-lo com maior fidelidade. Algumas destas perguntas também se repetem no modelo de Estudo Indutivo que discutimos anteriormente, ao final você encontrará o link para download da Ficha de Estudo.

Veja abaixo a relação das perguntas que devemos utilizar, para interpretar o texto:

PERGUNTAS PARA ESTUDO EXEGÉTICO

  1. Leia e releia o texto sem o auxílio de outros recursos (comentários, dicionários, etc.). Feche os olhos e visualize os eventos do texto ou os eventos que envolveram o autor e seus destinatários com base nas pistas que o texto dá. Você pode meditar em oração sobre o texto. O que você não havia observado no texto antes?
  2. Estabeleça os limites de seu texto lendo o que vem antes e depois dele. Ele tem uma unidade e coerência em si mesmo ou você precisa analisar a seção mais ampla (o capítulo todo ou capítulos anteriores e posteriores)? Identifique a forma e o gênero do texto estudado.
  3. Para que propósito (objetivo) esse texto foi concebido?
  4. Faça uma declaração inicial: O que Deus está fazendo no texto e por trás dele?
  5. Identifique palavras e expressões centrais que dão pistas sobre o tema da passagem (palavras que se repetem, expressões teológicas) e as pesquise em uma concordância ou um dicionário bíblico para descobrir o significado. Faça uma tradução provisória do texto com suas próprias palavras (paráfrase), compare o texto com outras traduções para descobrir diferenças. Consulte comentários bíblicos, notas de bíblia de estudo para entender se há problemas textuais ou leituras variantes.
  6. Quem são os personagens principais? Alguém faz as vezes de representante de Deus (tipologia), caso Este não seja mencionado explicitamente?
  7. O que acontece no texto? Qual é o enredo ou o fluxo de pensamento?
  8.  O que vem antes e depois desse texto? Por que o texto está exatamente aqui?
  9. Existe algum conflito/problema (FCD) no texto?
  10. Que resolução para o conflito/problema o texto apresenta?
  11. O que se sabe sobre o autor, narrador ou o editor?
  12. Qual é o público-alvo (para quem o texto foi escrito primariamente)? O que se sabe do local onde o público estava? Qual era o contexto histórico-cultural deles?
  13. Com quem você, como leitor, se identifica?
  14. Com o que a estrutura do texto se pareceria, se você tivesse de fazer uma comparação? Existe uma imagem, ilustração/história que pudesse representá-la?
  15. Como o poder de Deus é manifestado no texto?
  16. Que padrões (semelhanças ou contrates) você encontra no texto?
  17. Que paralelos existem entre esse texto e outros?
  18. O que é difícil de entender nesse texto? Que questões o texto aborda?
  19. Diga como você se sente acerca desse texto. Que emoções ele produz?
  20. De que maneira Deus está agindo para produzir esperança neste texto?
  21. De que maneira Deus está agindo para produzir esperança por trás do texto, nos eventos mais amplos?
  22. Qual é o juízo de Deus (menciona a lei, a condenação ou o pecado humano)?
  23. Que mudança é exigida da humanidade?
  24. Que capacitação ou mudança o texto indica que Deus concede ou realiza?
  25. Que capacitação ou mudança Deus concede ou realiza na narrativa mais ampla desse texto (capítulo, livro)?
  26. O que essa passagem declara a nós sobre quem somos? E sobre quem é Deus?
  27. O que esse texto declara sobre o amor de Deus?
  28. Em que somos exortados a crer ou confiar?
  29. O que somos exortados a fazer?
  30. Quais são os melhores verbos para designar as ações de Deus nesse texto?
  31. De sua perspectiva, qual das frases que têm Deus como sujeito define mais fielmente o tema do texto (Deus cura o enfermo; Deus liberta o cativo; Deus salvará o Seu povo; etc.)?
  32. Que doutrina ou ensinamento da igreja está mais intimamente relacionado com o tema? Que aspecto dessa doutrina se aplica à passagem?
  33. O que esse texto diz, implica, prediz ou ecoa a respeito de outras narrativas bíblicas importantes?
  34. Como a passagem está associada ao cerne do evangelho (a cruz, ressurreição, ascensão e/ou Pentecostes, segunda vinda)?
  35. Como a realidade da ressurreição e/ou segunda vida de Cristo influência ou muda a importância desse texto?

Como preencher a Ficha de estudo?

No cabeçalho da nossa Ficha de estudo você tem algumas informações para preenchimento como: Problema no texto; Resolução/Evangelho; Objetivo do texto e Proposição. Essas informações devem ser preenchidas após o estudo e reflexão.

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