O que é uma homilia?


COMPARTILHE

A homilia é uma breve série de observações e exortações baseadas, em uma passagem curta das Escrituras. É comumente usada, em funerais, casamentos e outras ocasiões especiais em que uma mensagem mais longa ou mais cuidadosamente elaborada não seria adequada.

Este modelo data da época das primeiras igrejas cristãs, em que se seguia a prática judaica predominante de explicar de forma popular as lições da Escritura lida nas sinagogas. Esta prática parece ter tido origem nos dias de Esdras, o escriba, que com outros se levantou e “Leram no Livro, na lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia” (Ne 8:8). Nela não se desenvolve um tópico ou uma proposição, diferindo do sermão principalmente em sua “predominância da explicação sobre o sistema”.

Ela segue a ordem natural do texto da Escritura, e visa meramente a ressaltar, mediante elaboração e aplicação, as sucessivas partes da passagem como esta se apresenta. Não há nenhum esforço para uma estrutura homilética. Só é necessário que os limites do texto para a homilia sejam determinados por certa unidade interna de pensamento, e que não se enterre nem se perca na discussão o fio dessa unidade.


COMPARTILHE

ARTIGOS RELACIONADOS

Você também pode se interessar por

Como fazer uma pregação poderosa

Todo poder de uma pregação poderosa reside no Salvador Todo-Poderoso e não no pregador, este é um elemento básico para se pregar com poder.