A pregação é o meio escolhido por Deus para a salvação dos perdidos, dos incrédulos, dos desesperançados. Portanto sobre todo pregador repousa grande responsabilidade quanto a mensagem a ser pregada.
Em partes, o pregador de hoje tem função semelhante a dos profetas do Antigo Testamento, eles comunicam a mensagem de Deus ao povo – e esta mensagem está na Bíblia, a Palavra de Deus. A oportunidade dada ao pregador, é uma oportunidade para ensinar a verdade, repreender, corrigir, instruir e pregar a esperança da salvação pela fé em Jesus.
Infelizmente, muitos são os que tem se enveredado por outros caminhos pregando aquilo que apraz a si mesmo, que estimula o próprio ego, vontade e até mesmo curiosidade, se esquecendo de pregar o que realmente importa.
No livro do profeta Jeremias, o próprio Deus lança um aviso aos pregadores, acompanhe:
30 “Portanto”, diz o Senhor, “sou contra esses profetas que roubam palavras uns dos outros e afirmam que as receberam de mim.
31 Sou contra esses profetas cheios de lábia [com palavrório cheio de astúcia e artifícios para persuadir e convencer] que dizem: ‘Esta profecia é do Senhor!’.
32 Sou contra esses falsos profetas. Seus sonhos imaginários são mentiras descaradas que fazem meu povo pecar. Não os enviei nem os nomeei, e eles não têm nada a dizer a este povo. Eu, o Senhor, falei!”
Jeremias 23.30-32
Convido voce a ler novamente o texto bíblico, substituindo a palavra profeta, por pregadores. Faz sentido para voce?