O pregador pode ter presença, eloquência, pode ter carisma, pode ter um forte poder de argumentação e persuasão.
Mas todas estas virtudes sem a verdadeira compreensão e interpretação correta do texto bíblico que está sendo pregado pode levar muitos ouvintes ao entendimento incorreto das escrituras, a aplicação incorreta da verdade bíblica, e o mais grave, resultar em perdição eterna.
Portanto todas estas virtudes supracitadas, precisam estar acompanhadas da correta interpretação dos textos bíblicos.
E é verdade que todo bom pregador além de sua Bíblia, iniciará uma pequena biblioteca com recursos de estudos bíblicos.
Para isso recomendamos 3 recursos que serão de grande auxílio para interpretação e pregação bíblica.
1. Bíblia de Estudo
A primeira desta lista é a Bíblia de estudo Palavras-Chave (Hebraico e Grego) impressa pela CPAD.
É uma excelente bíblia que possui além das notas de rodapé, referências cruzadas, concordância generosa e tem como seu diferencial as palavras-chave com os números de strong.
Ela oferece as mais variadas ferramentas exegéticas, léxicas e gramaticais a fim de que o leitor possa interpretar corretamente o texto bíblico, identificando as palavras-chave da língua original e apresenta de forma clara e precisa explanações sobre seus significados e uso.
2. Introduções AT e NT
As introduções bíblicas são recursos que oferecem ao estudante das escrituras um panorama geral da bíblia e seus livros, que envolve desde a autoria dos escritos, o contexto histórico-cultural, a mensagem, os destinatários originais da revelação bíblica, a forma literária de redação dos escritos e outras informações, como: fatos históricos, registros arqueológicos etc.
Estas informações vão enriquecer ainda mais o nosso entendimento das Escrituras, nos permitindo inclusive explicar melhor o texto para os ouvintes, com exemplos mais claros, ilustrações mais vívidas e informações relevantes.
Antigo Testamento
Novo Testamento
3. Comentário Bíblico
Os comentários bíblicos verso por verso, não tem como negar, encantam todos os estudantes das Sagradas Escrituras, eles ampliam a nossa visão a respeito de uma passagem, enriquecendo-a com informações a respeito do contexto histórico, cultural e social.
Muitos dos comentários já trazem a interpretação correta de determinadas passagens, ou pelo menos a interpretação que é mais aceita no meio teológico-acadêmico, no entanto sempre é bom consultarmos duas, três fontes diferentes.
Antigo Testamento
Novo Testamento
Em posse destes 3 recursos de estudo, sem dúvida nenhuma você estará iniciando um ministério promissor de pregação e estudo bíblico.
Nada substitui o poder do Espírito Santo na exposição das Escrituras, mas um instrumento afiado será ainda mais útil nas mãos de seu senhor.