/7 requisitos de um sermão

7 requisitos de um sermão

Robert Lewis Dabney foi um lendário ministro Presbiteriano, ele publicou a obra Sacred Retoric (Retórica Sacra) em 1870 como resultado de dezessete anos servindo no Union Tehological Seminary (Seminário Teológico da União).

Pregadores serão beneficiados pela leitura da obra completa de Dabney, no entanto, apresentamos sete conceitos extraídos de suas palestras que servem de fundamento para todo pregador da Palavra de Deus, seja iniciante ou experiente.

1. Fidelidade ao texto

O pregador é um mensageiro de Deus, e como qualidade distintiva de um bom mensageiro ele deve ser fiel integralmente a mensagem do seu Senhor, fiel ao texto Bíblico. Esta fidelidade é exigida ao entregar a mensagem de Deus, ao fazer conhecida a vontade de Deus, esta deve ser ocupação do ponto principal de nosso sermão. Não a nossa mensagem e nem a nossa vontade.

2. Unidade

O sermão, assim como uma obra de arte necessita de unidade. Dabney diz que a unidade retórica precisa de duas coisas:

  • o tema central do discurso;
  • e a impressão central passada ao ouvinte;

A particularidade na exposição e aplicação são os melhores amigos da unidade.

3. Cristocentrico

A proclamação do evangelho requer que o tema da graça seja apresentado. Este requisito assume que o sermão, terá um foco predominante na obra salvífica e redentora de Cristo, em outras palavras o sermão será cristocentrico, Cristo é o centro da exposição.

4. Instrutivo

Isto não significa que o sermão deverá ser cheio de intelectualismo e argumentações lógicas exageradas. Um sermão instrutivo será alimento para a congregação. O sermão instrutivo terá um ponto importante, ele será rico em substancia, será fielmente entregue as necessidades da congregação.

5. Movimento

Movimento é a virtude real do estilo. Dabney afirma que o movimento é o que torna um discurso eloquente.

E que é movimento?

“É em resumo, aquela força lançada da pregação do sermão, a qual o ouvinte é impelido, com um progresso constante e acelerado, em direção àquela impressão prática que é projetada para o resultado.”

Através da pregação, os ouvintes acompanham a progressão da mensagem até serem movidos a aplicar em suas vidas, o que a Palavra de Deus requer. E o instrumento utilizado para este objetivo é o pregador. Pregar requer paixão.

6. A grande idéia

O sermão precisa ser focado em uma grande idéia, claramente entendida pelos ouvintes, e intencionada a incendiar seus corações. O pregador precisa ter clareza para onde ele está se dirigindo. E sua congregação precisa entender quando ele chegar ao final, como e porque ele chegou até este ponto.

7. Ordem

O sermão precisa ser apropriadamente organizado e dividido através de linhas expositorias.

“Cada palavra precisa ser dita no seu devido lugar”.

Dabney não tinha tempo para vagueações e exposições sem objetivo. Se um membro da congregação é capaz de recordar o conteúdo do sermão alguns dias após a pregação, o sermão provavelmente teve ordem. Se o membro da congregação não consegue lembrar de nada do sermão que não seja que o pregador fez um bom trabalho, o sermão não teve ordem.

Ordem traz benefício para os ouvintes.

Artigo publicado originalmente em https://jordanmarkstone.com/2013/10/10/7-requirements-of-the-sermon/

Este artigo foi útil?

Pregador e instrutor bíblico, historiador e editor do site http://pregandoapalavra.com.br