/Leia bons sermões

Leia bons sermões

No livro Pregação Cristocentrica, seu autor Bryan Chappel, renomado pregador expositivo, ressalta a importância do pregador conhecer histórias, histórias as quais possam ser aproveitadas em seus sermões como ilustração e/ou aplicação. E estas histórias podem ser: notícias, fatos históricos, grandes acontecimentos etc.

De fato as ilustrações podem ter um grande impacto na mente dos ouvintes, desde que estas não ocupem a posição de destaque do sermão – esta deve ser reservada a explicação da Palavra de Deus. Charles Spurgeon costumava dizer que as ilustrações funcionavam como janelas, que quando abertas permitem uma incidência de luz maior, permitem o arejamento da mente para compreender uma verdade maior. Uma verdade Bíblica.

O maior exemplo que possuímos é do próprio Senhor Jesus Cristo, que ensinou verdades bíblicas por meio de parábolas, “e sem parabolas não lhes falava” Marcos 4.34.

Portanto podemos concluir com segurança, que se utilizamos de histórias do nosso cotidiano, acontecimentos familiares que são de conhecimento de nossos ouvintes, principalmente, histórias das quais devemos tirar uma aplicação bíblica, nós seremos bem sucedidos ao transmitir a mensagem que queremos.

Martin Lloyd-Jones costumava dizer que o pregador não deve sair por aí “caçando” ilustrações para seus sermões. Se naturalmente ele possuir uma ilustração que possa ser utilizada, ótimo, se não, não deve perder tempo procurando por uma.

Desse modo, gostaria de fazer uma sugestão. Que você como pregador, leia bons sermões, sermões de grandes pregadores, e mantenha-se iluminado para iluminar outras mentes a respeito das verdades bíblicas.

Aqui mesmo em nosso site temos uma página com sermões de grandes pregadoresassim como também temos uma página somente com ilustrações – dos quais você pode fazer uso para melhorar sua pregação. Não copie o mesmo sermão. Mas estude o sermão procurando aprimorar ainda mais o seu trabalho como pregador do Evangelho. Tome notas de pontos importantes ressaltados pelo pregador, algo que você não havia percebido, cite as ilustrações deste pregador, cite a teologia destes pregadores. Gosto muito de uma citação de Martinho Lutero que diz:

Apenas uma gota de sangue inocente teria sido mais que suficiente para pagar o pelo pecado do mundo inteiro. Todavia, o Pai queria derramar sobre nós a sua graça tão abundante que deixou seu Filho, Cristo, derramar todo o seu sangue e dar nos o tesouro todo.
Portanto, Ele não quer que tratemos com leviandade nem desprezemos essa maravilhosa graça. Ele quer que nos conduzamos em temor [santidade], para que este tesouro não nos seja tirado.

Ou ainda a citação que Wesley faz a respeito da perseguição sofrida pelos cristãos em seu sermão sobre as bem-aventuranças de Mateus 5:

A perseguição que todos os filhos de Deus devem esperar é, entretanto, a que nosso Senhor descreve nas seguintes palavras: — “Bem-aventurados sereis quando os homens vos injuriarem e perseguirem” — sereis perseguidos por injúrias — “e de vós disserem falsamente todo o mal por minha causa”. Isto não pode falhar: é a própria insígnia de nossa preparação; é um dos selos de nossa chamada; é a porção segura transmitida a todos os filhos de Deus. Se não a tivermos, seremos bastardos, e não filhos. Romper através da difamação, tanto quanto através da boa fama, faz parte do caminho que leva ao Reino

“Mas ler sermões de outros pregadores irá influenciar no meu sermão”. Sim. Leia bons sermões. Mas faça isso depois de ter preparado o seu próprio sermão.

Este artigo foi útil?

Deixe seu comentário

Pregador e instrutor bíblico, historiador e editor do site http://pregandoapalavra.com.br