A relação entre o pregador e a Bíblia


COMPARTILHE

“Fure-o em qualquer parte … o sangue dele é Bíblico.”

A afirmação acima foi feita a respeito de John Bunyan, autor do clássico cristão O Peregrino. Tudo o que Bunyan escreveu estava saturado com a Bíblia. Ele lia atentamente sua Bíblia, que era o único livro que tinha na maior parte do tempo.

É por este motivo que ele poderia dizer de seus escritos, “Para escrever estas coisas, não andei pescando no aquário de outros homens; minha Bíblia e minha Concordância são a minha livraria, em meus escritos”.

Que grande exemplo para os pregadores!

Todos os grandes pregadores atuais e grandes pregadores de nossa história, tem algo em comum: a comunhão com a Palavra de Deus.

O modelo de pregação atual em nossos púlpitos, tem transformado as oportunidades que teríamos de ouvir a voz de Deus, em palestras sobre assuntos de gosto particular e que as vezes tem alguma relação com “religião” ou não.

Isso apresenta um sério problema que tem afetado os pregadores de nossa geração, a falta de conhecimento e profundidade bíblica, e a não compreensão do imperativo dado por Jesus:

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
Mateus 28:19,20

Temos nos esquecido que o pregador levantado por Deus tem como grande missão comunicar a verdade a respeito de Deus.

O pregador é um arauto de Deus, somos chamados para pregar a mensagem do evangelho e a Cristo que deu Sua vida por todos nós.

Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. Cristo, Sabedoria e Poder de Deus
Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.
1 Coríntios 1:17,18
nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios
1 Coríntios 1:23

Que grande responsabilidade!

O arauto de Deus terá a Bíblia como sua principal fonte inspiradora para o desenvolvimento de suas pregações.

Assim como não se pode ser um músico sem a prática instrumental, também não se pode ser um pregador bíblico, um pregador expositivo, cumprir o imperativo dado por Jesus (Mt 28:19,20) sem contato com a Bíblia, sem vivência bíblica, sem aplicação bíblica.

Pois como poderíamos falar a respeito daquilo que não conhecemos?
A Bíblia é a principal fonte, a principal ferramenta, a principal arma de todo pregador. Se você deseja ser um pregador eficaz, um porta-voz de Deus, passe tempo com a Bíblia, estude, medite, se alimente da Palavra de Deus e coloque Cristo no centro de sua vida.

E quando se levantar para pregar, não ouvirão sua voz, mas a voz de Deus.

Finalizamos com alguns conselhos para mantermos contato direto com a Palavra de Deus:

  1. Oração
    O homem natural não tem prazer nas coisas de Deus, portanto o prazer na leitura e no estudo da Bíblia precisa ser desenvolvido, e somente Deus pode operar esta transformação em nós, ore para que o Espírito Santo renove sua vida, ilumine sua mente para que você possa ter o real entendimento das verdades bíblicas.
  2. Ano Bíblico
    Quase todas as bíblias possuem em suas últimas páginas o plano de leitura da bíblia em um ano, procure em sua Bíblia faça este compromisso!
  3. Meditações Diárias
    Adquira um livro cristão de meditações diárias, todos os dias uma passagem bíblica será apresentada e um texto será apresentado como ilustração para o texto bíblico, uma excelente ferramenta para os pregadores que precisam conhecer historias para ilustrar seus sermões.
  4. Reavivados pela Sua Palavra
    Leia, estude e medite em um capítulo da Bíblia por dia no site e também no aplicativo para celular.
  5. Aplicativo da Bíblia
    Tenha acesso a Palavra de Deus em qualquer lugar.

Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos.
Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.

Salmos 119:10-13


COMPARTILHE

ARTIGOS RELACIONADOS

Você também pode se interessar por

Como fazer uma pregação poderosa

Todo poder de uma pregação poderosa reside no Salvador Todo-Poderoso e não no pregador, este é um elemento básico para se pregar com poder.