A Função do Pregador


COMPARTILHE

Continuando nossa série a respeito do perfil do pregador chamado por Deus, baseada no livro Pregação Expositiva sem Anotações, nos artigos anteriores falamos sobre a Vocação e o Caráter do pregador, neste, falaremos a respeito da Função do pregador.

  1. Sua Função

    Em parte alguma a função do ministro é posta sob luz mais clara do que nas conhecidas palavras do apóstolo Paulo, que constituem o que talvez seja o mais importante de todos os 31.102 versículos da Bíblia para o ministro, enquanto ministro:
    “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus” (2 Corintios 5:20).
    O homem cujo ministério está embebido na atmosfera deste texto, jamais poderá errar demais, na doutrina ou no espírito. Ele não poderá ser objetiva[mente] ou emocionalmente desligado; ele é o advogado de uma causa, com eternidades pesando na balança. Sob o fardo da sua mensagem, ele não se considerará como um tubo pelo qual a verdade flui para outros, mas como uma viva encarnação da verdade para a qual ele procura ganhar outros.Ele pode não ter a eloqüência de uma língua pronta, mas terá a eloqüência do coração.
    Seu interesse no estudo não será apenas para o preparo de sermões, mas, ainda mais, para o preparo do seu coração.
    E quando pregar, não será com débeis sussurros, mas com a vitalidade espiritual […].

Pregação Expositiva sem Anotações, Charles Koller
O pregador chamado por Deus para a proclamação da mensagem de salvação em Cristo Jesus, não tem apenas a grande responsabilidade de pregar essa mensagem, mas ele próprio, segundo a própria Escritura, é considerado um embaixador em nome de Jesus.
Como um legítimo representante do Reino de Deus, o pregador tem como obrigação, representar este reino no seu caráter e estar comprometido com o objetivo lançado pelo Rei dos reis, a saber, a salvação dos homens.
Portanto, se pregamos, que preguemos para a salvação dos perdidos, sendo nós mesmos os primeiros alvos desta pregação.
 


COMPARTILHE

ARTIGOS RELACIONADOS

Você também pode se interessar por

Como fazer uma pregação poderosa

Todo poder de uma pregação poderosa reside no Salvador Todo-Poderoso e não no pregador, este é um elemento básico para se pregar com poder.