/6 atitudes que precisamos ter ao estudar a Bíblia

6 atitudes que precisamos ter ao estudar a Bíblia

Como estudar a Bíblia de maneira transformadora

Existem diversos métodos de se estudar a Bíblia, temos o método sistemático, o dedutivo, devocional, indutivo entre outros. No entanto, independente do método escolhido para o estudo das Sagradas Escrituras, todos eles tem algo em comum.

Todos eles requerem que nós tenhamos a atitude correta para compreendermos o que Deus deseja revelar e ensinar a nós.

Portanto separamos 6 atitudes que consideramos fundamentais para o estudo eficaz da Bíblia, independente do método que venha a ser escolhido.

1. Alegria e Gratidão

Nós temos o privilégio de ter a Palavra de Deus em nossas mãos, imagine a honra de receber uma carta do presidente da república, ou da rainha da Inglaterra?

Pois ben, temos privilégio maior, e muitas vezes não damos o devido valor. Ainda hoje, existem milhares de pessoas que não possuem a Bíblia, a Palavra de Deus traduzida para o seu idioma.

De certa maneira estas pessoas estão “privadas” da mensagem completa da Palavra de Deus, portanto, devemos nos aproximar da Bíblia com gratidão pelo privilégio e oportunidade que temos.

2. Temor e Adoração

Ao mesmo tempo que nos aproximamos com gratidão e alegria para com Deus pela oportunidade de estudar Sua Palavra.
Devemos manter o espírito de reverência e respeito para com Deus, assim como também ter o desejo sincero de adoração em nossos corações.

Na realidade a Palavra de Deus deve ter proeminência em nossa adoração, deve ser o ponto máximo.

3. Humildade

Uma grande visão de Deus implica diretamente em uma visão pequena de nós mesmos. Estudar a Palavra de Deus nos revela a majestade de Deus, Sua grandiosidade, glória e poder e nos leva a perguntar quem pode conhecer este Deus?

Quem é como nosso Deus?

Fato é que este Deus decidiu se revelar a nós. Portanto temos a possibilidade e os meios para conhecer este Deus, de permitir que Ele nos ensine. Mas para isso é necessário que tenhamos humildade, que reconheçamos nossas limitações e permitamos que o próprio Deus nos conduza no estudo de Sua Palavra.

4. Oração e dependência do Espírito Santo

Todo estudo das Sagradas Escrituras precisam começar com uma oração, uma oração que nos conduza a um espirito de gratidão, temor, adoração, humildade e petição para que o Espírito Santo de Deus, Aquele que inspirou a escrita da Bíblia se faça presente e nos revele as Suas verdades.

A Bíblia é o único livro que em qualquer momento que você se disponha a ler, o Autor se dispõe a estar presente, junto com você nesta leitura.

Nós devemos estudar em grupo, devemos compartilhar idéias e interpretações, mas somente o Espírito Santo é capaz de nos conduzir em toda a verdade de maneira infalível  e Ele usará a própria Bíblia para isso. Precisamos orar pela sua presença, ensino e direção.

5. Vontade de aprender sobre Deus

O estudo das Sagradas Escrituras deve transcender a busca pelo conhecimento e informação, precisamos ter vontade de aprender sobre Deus.
Seu caráter, sua justiça, sua vontade, seu juízo, seu plano para nós.

Como o salmista escreveu inspirado por Deus, “a minh’alma tem sede de ti”.

O verdadeiro anseio por aprender sobre Deus nos conduzirá a verdadeira fonte de paz e alegria.

6. Vontade para obedecer

O plano de Deus para nos conceder a Sua Palavra envolve três objetivos primários:

  • Deus revelar a Si próprio para nós;
  • Deus revelar o Seu plano para nós;
  • Deus nos transformar na imagem e semelhança de Seu Filho.

Deus nos deu a Sua Palavra para que sejamos transformados por ela, é através do estudo das Sagradas Escrituras que somos confrontados com a Palavra de Deus e convidados a tomar uma atitude.

O Espírito Santos nos compele a obedecer a vontade de Deus.

Portanto o estudo da Palavra de Deus necessita de um objetivo maior do que apenas conhecer a Deus. Precisamos estudar as Sagradas Escrituras com o objetivo de tomar conhecimento e obedecer a vontade de Deus.

A partir do entendimento que adquirimos do estudo da Palavra, somado a vontade de obedecer e a ação do Espírito Santo em nossas vidas é que seremos verdadeiramente transformados.

O próprio Jesus disse: “Aquele que me ama, guarda os meus mandamentos”.

Conteúdo baseado no artigo “6 Attitudes We Need When Studying the Bible”

 

Este artigo foi útil?

Pregador e instrutor bíblico, historiador e editor do site http://pregandoapalavra.com.br